segunda-feira, 14 de maio de 2012


    AMEAÇAS E ESTRATÉGIAS DE GEOCONSERVAÇÃO
                                                             Fonte:http://www.google.com/imgres?um=1&hl

O aspecto robusto da maior parte das rochas confere aos objectos geológicos uma aparência de resistência e durabilidade. Embora esta ideia possa ser correcta em certas situações, outras há que revelam a grande fragilidade destes objectos naturais (Brilha, 2005).
Existe uma tendência em pensar os elementos da biodiversidade como mais frágeis e vulneráveis às ameaças, especialmente as provocadas pelas atividades humanas, enquanto a geodiversidade é vista como robusta, estável e livre de qualquer perturbação antrópica. Esta é uma simplificação grosseira, pois muitas das ameaças à geodiversidade são comparáveis aos que a biodiversidade enfrenta.
                                                                 Fonte: http://pensaraterra.blogspot.pt/2007/02/primeiro-geoparque-portugus.html
Pereira (2006) afirma que o património geológico é constituído por locais e objetos geológicos que, pelo seu conteúdo, devem ser valorizados e conservados, visto que eles são testemunhos da história da Terra e possuem um grande valor diante da percepção humana. “[...] é um recurso documental de caráter científico, de conteúdo importante para o conhecimento e estudo da evolução dos processos geológicos e que constitui o registro da totalidade da evolução do planeta” (AZEVEDO, 2007, p. 9).
A promoção e conservação da geodiversidade são hoje um grande desafio para a comunidade das Ciências da Terra. Os fósseis, os minerais, o relevo e as paisagens são produtos e registos da evolução geológica do planeta e são partes integrantes do mundo natural, tendo um grande impacto na sociedade, necessitando urgentemente serem conservados.
Estratégias de conservação, ainda sob (Brilha, 2005), devem ser agrupadas segundo etapas sequenciais situadas da forma que se segue: - Inventariação, Quantificação, Classificação, Conservação, Valorização e, naturalmente, a Monitorização.

                                                Fonte: http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt-PT&biw=1280&bih
                                                              
 Segundo o mesmo autor, as ameaças à geodiversidade situam-se maioritariamente no campo antropogénico, da qual deriva uma série de situações que grosso modo podemos identificar no âmbito da Exploração de recursos geológicos, do Desenvolvimento de obras e estruturas, na Gestão das bacias hidrográficas, na Florestação e desflorestação e agricultura, nas Actividades militares, nas Actividades Recreativas e turísticas, na Colheita de amostras para fins não científicos e, naturalmente, na Iliteracia cultural, pois que esta se situa na base de todas as anteriores.
Brilha (2005) faz uma importante consideração quando afirma que a geoconservação não pretende proteger toda a geodiversidade, mas apenas os elementos com valores científico, cultural e educativo superlativo, ou seja, o património geológico. Pereira (2010) conceitua geoconservação no sentido amplo como a conservação de toda a geodiversidade e geoconservação no sentido restrito como as estratégias adotadas para conservar o património geológico. Segundo Azevedo (2007), em se tratando de património geológico o ideal é a adoção de práticas conservacionistas em detrimento das preservacionistas. As primeiras permitem o uso do património, pois admitem que ele esteja sujeito à dinâmica natural, enquanto o segundo considera que, para que ocorra a preservação efetiva, este deve ser mantido intacto, porém esse tipo de postura pode levar à destruição uma vez que a falta de condições financeiras pode inviabilizar a manutenção dos mesmos.
                                                            

                                             Fonte: http://www.google.com/imgres?start=95&hl=pt

                                                            
Referências:
BRILHA J. (2005) – Património Geológico e Geoconservação – A Conservação da Natureza Na Sua Vertente Geológica, 2005
LARYSSA SHEYDDER de OLIVEIRA LOPES (Geógrafa – Mestranda em DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE) – Príncípios e Estratégias em Geoconservação. Disponível em http://www.observatorium.ig.ufu.br/pdfs/3edicao/n7/5.pdf, consultado em 10-05-2012

Armando Santinhos – Nº 1102695

Sem comentários:

Enviar um comentário